terça-feira, 12 de julho de 2016

O que leva uma linda campeã de um concurso de beleza a se matar

Recentemente falamos sobre depressão e o estopim para tocarmos no assunto foi a morte misteriosa da Miss Brasil 2004 Fabiane Niclotti. Até o fechamento desta postagem o modo de como ela foi morta não havia sido confirmado. Mas fortes indícios indicam que foi suicídio. Segundo pessoas mais próximas, ela pretendia encerrar a sua vida.

Fiquei pensando bastante sobre o que leva uma mulher linda, campeã de um concurso de beleza, ganhadora de um farto prêmio em dinheiro, com fama e a admiração de muitos fãs a querer encerra a sua vida. parece absurdo para muitos, mas não é impossível. Uma das pistas, por incrível que pareça, foi dada por um de seus amigos: ela era "acima de tudo, inteligente".

E o que inteligência tem a ver com o fato dela ter se matado? Tudo. Sabe-se que a inteligência nos dá a capacidade de compreendermos melhor a realidade, que costuma não ser boa graças a ganância da maioria das pessoas, principalmente dos que estão na parte de cima do status quo. É confirmado o fato de que pessoas inteligentes entram mais facilmente em depressão enquanto as pessoas mais felizes são as que costumam raciocinar menos. Talvez a miss tenha caído na real sobre o mundo ilusório de beleza em que se meteu.

É fato de que a beleza na verdade é um critério subjetivo. Padrões mudam e muitas coisas podem parecer belas para uns e horrendas para outros. E a beleza nem sempre significa garantia de felicidade. E acredite, mulheres lindas podem sofrer, pois a chance de serem reduzidas a meros objetos de culto estético, ofuscando suas verdadeiras qualidades pessoais, é muito grande.

Bem provável que Fabiane estivesse desiludida do mundo das misses. Ela, que segundo amigos, possuía muitas qualidades, não quisesse ser vista apenas como uma mulher bonita. Niclotti gostaria que suas qualidades pessoais se sobressaíssem, mas a fama de mulher excessivamente bonita não deixava. Provavelmente o medo de ser estigmatizada como mero mito da beleza a assustasse, limitando e até prejudicando a sua vida pessoal. 

De qualquer forma é triste saber que uma pessoa tão linda e cheia de qualidades com um futuro promissor não conseguiu aguentar as pressões de uma sociedade cada vez mais exigente e injusta e que não conseguiu enxergar a exemplar cidadã Fabiane Niclotti por trás da bela, mas ilusória imagem de Miss Brasil 2004 que esta sociedade estava acostumada a ver. 

Infelizmente Fabiane se foi. Mas a Miss Brasil 2004 sobrevive, pois é a única que se apresentava diante dos que não conheceram de perto a maravilhosa pessoa que era Fabiane. 

Vá em paz, amiga. Sua beleza interior é eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.