terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A diferença entre esperança e perspectiva

Nesta época de virada de ano, muita gente fica na expectativa de melhorias. Todos torcendo para que o ano seguinte seja melhor que o anterior, embora na prática pouca coisa mude a cada ano. E no final deste ano estaremos novamente torcendo para o que desejamos para este aconteça no próximo e assim por diante.

Praticamente todos têm esperança de melhorias. Esperança. Tem tudo a ver com espera. Esperança é a noção vaga que temos que coisas boas poderão acontecer conosco, mesmo que na haja evidências nem indícios para isto. A fé herdada pelas religiões nos faz felizes por uma felicidade que ainda não anunciou a sua chegada.

Sinceramente cansei de ter esperanças. Quero dizer, ainda tenho esperanças, mas não me baseio nelas para construir a minha espera pela felicidade. Vou vivendo, enquanto fatos não comprovem que serei feliz ou terei no minimo um bem estar básico.

Mas existe uma forma de esperança mais real, mais certeira e que possamos confiar: a perspectiva. É quando a esperança é construída não mais pela fé, mas pelas evidências. É quando você olha no horizonte e não vê apenas o mar e sim algo de bom se aproximando de você. É quando você á distância consegue enxergar a chegada de algo que fara você ter algum tipo de prosperidade ou bem estar. Esta é a perspectiva.

Prefiro ter perspectiva. Isso sim é o que anima. A perspectiva é a esperança sendo posta em prática. É quando deixamos de acreditar para verificar de fato se a prosperidade vem.

Portanto desejo mesmo que todos tenham perspectiva de realizações em suas vidas. melhorias reais que façam com que no final deste ano que se inicia, não repitamos aquelas promessas de realizações que a todo ano nos fazem desejar uma felicidade futura que cuja chegada é adiada a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.