terça-feira, 8 de dezembro de 2015

De novo? NÃO!

A onda de ódio destilada nas redes sociais, que inclui demonstrações de ódio a qualquer um que não se encaixe no estereótipo da família branca-cristã-capitalista, não dá sinais de que irá cessar. E faz mais uma vítima famosa de ataques racistas nas redes sociais: a atriz Sheron Menezes.

A talentosa atriz - que também sabe dançar muito bem, como se viu no Dança dos Famosos - Sheron Menezes, nascida no Rio Grande do Sul, é dona de uma impressionante beleza facial. Seguramente eu a coloco na lista da 10 (sim: DEZ!) mulheres mais lindas do Brasil. E olha que temos milhões de mulheres lindas em nosso país. Dói saber que uma mulher tão maravilhosa seja vitima de ataque tão cruel, mesmo virtualmente. Dói mais ainda saber que possivelmente não será o último caso desta vergonhosa situação.

A atriz escreveu um comentário sensato, prometendo ir à justiças tomar as atitudes cabíveis para que os responsáveis respondam pelos seus erros. Sabe-se que a impunidade favorece atitudes ofensivas como as que vem se repetindo com ela, com outras celebridades e também com gente como (eu mesmo, mestiço, fui vítima de racismo várias vezes). Vejam a sensatez da belíssima Sheron:

"Desprezíveis racistas. Não adianta entrar na minha página e escrever absurdos, xingamentos e agressões pois vão ter que engolir a mim e a tantas outras pessoas negras em nosso país! Já esperava por isso depois do que fizeram com minhas amigas e colegas, então quero lhes dizer que saiam da frente com sua inveja, pois estamos passando com o nosso cabelo maravilhoso, com a nossa linda cor, nossa beleza, nossa educação e nossa inteligência.Não adianta colocar uma máscara de macaco no meu rosto ou tentar me ofender porque isto não me atinge! Fui treinada desde criança e sei o meu valor! Mas atinge milhões de pessoas no Brasil que sofrem essa discriminação todos os dias! E é por elas que resolvi me manifestar. Tomarei as providências cabíveis. Acho melhor tirarem as suas máscaras e se revelarem publicamente, pois se não o fizerem a Polícia Federal o fará".

Palmas DE PÉ, Sheron! Falou tudo! É isso mesmo! Concordo com cada virgula! Vocês negras são todas lindas - e você ainda mais, deusa Sheron! Vocês negros, tem muito valor e levantem a auto-estima! Vocês enriqueceram a nossa cultura e não param de enriquecer. Sejam fortes! Os racistas são imbecis que não sabem o que significa a expressão seres humanos

Lutem todos para acabar com esta vergonha! Somos todos um só! Me uno a vocês nesta luta contra o racismo! Esse e todos os tipos de preconceitos deveriam ter acabado há séculos! Esses racistas ignorantes que vivem perdendo seu tempo precioso ofendendo os outros precisam se tratar urgentemente. 

Ainda sonho com o dia em que atitudes nefastas e revoltantes sejam coisa de um passado remoto. Afinal, pelo que eu sei, não voltamos aos tempos das barbáries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.