segunda-feira, 20 de abril de 2015

O Medo de Amar Pessoas

As pessoas não querem mais amar pessoas. Infelizmente este é o diagnóstico do mundo em que vivemos atualmente. O egoísmo e a desconfiança estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, assim como muitas brigas resultantes da teimosia em defender ideias equivocadas. As pessoas não amam mais pessoas.

Mas como o amor faz parte da essência humana, essa sensação não desapareceu de nossos corações, mas foi canalizada para outras coisas. Como dizia um grande amigo meu:

As pessoas foram feitas para serem amadas e as coisas foram feitas para serem usadas. 
Mas hoje, amam-se as coisas e usam-se as pessoas.

Infelizmente esta frase acima, que eu ouvi de um amigo meu resume bem o que vemos hoje. Pessoas fazendo de tudo para amar times de futebol, animais de estimação, símbolos religiosos e até comida. Tudo para compensar o amor que não conseguem desenvolver por uma outra pessoa, que acaba senso usada como meio de aquisição dessas novas "paixões".

É um grande retrocesso e uma demonstração clara de que ainda há muito o que aprender. Essa falta de amor humano, compensada por falsos "amores" tem transformado as pessoas em meros mecânicos e defensores árduos de ilusões, já que não admitem que tudo não passa de uma recusa em admitir que não se sabe amar. Amor é uma palavra linda, que todos sentem prazer em pronunciar. Só que seu verdadeiro significado ainda é um grande desconhecido para muita gente.

Porque ao invés de fugirmos de nossa missão de amar as pessoas, usamos o nosso discernimento e  tentamos nós mesmos acabar com os motivos que levam a tanta desconfiança e egoísmo? Será que somos tão incapazes de convencer os outros a serem melhores conosco, eliminando delas o desejo de prejudicar os outros para se dar bem?

Porque fugir de nossa essencial sociabilidade (ser humano é um ser social) e colocar paixões postiças para substituir as pessoas que deveríamos amar? Temos que ter a maturidade de encarar a vida social, aprendendo a amar os outros.

Pois coisas, bichos, comidas, símbolos, vão. Mas pessoas sempre estarão presentes tanto nesta vida como em outras. Deste lado ou do outro (mundo espiritual). pessoas sempre estarão circulando aos nossos redores. Aprender a amá-las é nosso maior desafio!

Vamos aprender a amar pessoas. São o que melhor existe em nosso universo. Podem ter certeza disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.