quarta-feira, 22 de abril de 2015

Nem toda teoria conspiratória é mentirosa

A turma neo-conservadora, que defende os pontos de vistas da mídia e da elite e que só consegue acreditar em valores pré-estabelecidos, mesmo errados, adotou a nova mania de achar que qualquer tentativa de desmitificar ideias consagradas é mentirosa. Essa defesa é óbvia, já que os neocoms só acreditam naquilo que os beneficia.

As ideias que surgem para desmitificar valores consagrados são conhecidos como "Teorias Conspiratórias". Estas surgem para desvendar algo que está por trás de alguma ideia consagrada, defendida pela maioria ou pelos detentores do poder.

Sabemos que a elite tem relações íntimas com o poder. Grandes empresários falam grosso com presidentes e aproveitam as estreitas relações com os três poderes para perpetuarem e aumentarem seus privilégios. E não medem esforços para isso. Daí que muitos valores consagrados de nossa sociedade são na verdade resultados de estratégias feitas pelos poderosos, explorando a ingenuidade da população comum. A televisão é o principal meio para por em prática os resultados dessas estratégias.

Para que os interesses dos poderosos sejam mantidos, foi lançada a ideia de que toda teoria conspiratória é mentirosa. Claro. Se essas teorias tem como objetivo desmascarar o estabelecido e que o estabelecido mantem interesses de privilegiados, classificá-las como "mentiras" é um bom meio de manter os interesses.

E o que é mentira? O que é verdade?

Claro que assim como nem toda teoria conspiratória é mentirosa, nem toda e verdadeira. Há teorias falsas e verdadeiras. A lógica é que deve ser usada para classificar.

Quando uma teoria conspiratória é verdadeira, ela deixa de ser considerada como tal e passa a ser fonte de revisão histórica, corrigindo fatos e desfazendo mitos.

Portanto, antes de condenarmos as teorias conspiratórias, verifiquemos o seu sentido e analisemos para que possamos colocar os fatos no lugar dos mitos.

O povo brasileiro adora acreditar em mitos, consagrando mentiras que satisfaçam interesses de privilegiados. Desfazer mitos é uma obrigação para quem quer e a verdade se estabeleça no coração de nossa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.