sábado, 29 de novembro de 2014

O Clima afeta o humor humano

Durante a caminhada semanas atrás, me pus a pensar. Ainda estava ensolarado, mas como costuma chover no sudeste, pensei: porque as pessoas entristecem quando o sol não aparece?

O clima influencia muito o humor humano. É fácil perceber que países com clima tropical costumam ser mais alegres e países mais frios, costumam ser mais tristes. Isso explica o alto grau de suicídios nos países do hemisfério norte, mesmo com a excelente qualidade de vida que oferecem à população. Se a vida está boa nos países desenvolvidos, porque muitos se matam?

Simples: o ser humano é um ser social. Chuva, neve, tempestades de todo o tipo, obrigam as pessoas a se isolarem. É por causa desse isolamento que ocorre a tristeza, e por consequência, o suicídio.

Em localidades de clima ensolarado, nota-se uma maior alegria, já que o sol convida a todos a saírem de casa, ter contato com outras pessoas e visitar lugares desejados, espantando a monotonia e a solidão.

Por isso que países pobres, mesmo com péssimas qualidades de vida, a população se sente mais alegre. Pois nada, nem uma vida abastada, substitui uma companhia agradável e útil.

Realmente, ninguém gosta de se sentir sozinho. A solidão é o pior mal. Pior que qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.