domingo, 21 de setembro de 2014

Romário prova que melhorar a personalidade é possível

Os brasileiros não tem o hábito de mudar de conduta e opinião quando se tornam adultos. Normalmente levam para o túmulo todas as convicções, crenças e gostos que estavam tendo quando chegaram aos 18 anos, tratando as suas opiniões como se fossem patrimônios imperdíveis. É muito raro haver alguém disposto a se melhorar no meio da vida adulta. Mas esses poucos exemplos existem.

O mais incrível é que um dos maiores exemplos de transformação pessoal em nosso país é justamente o de um ex-jogador de futebol, o esporte mais popular do país. Eu não ia com a cara dele quando ele era jogador, pois a sua conduta na época era meio duvidosa. Mas hoje me tornei um fã dele, pela sua incrível e nítida transformação de caráter que o tornou uma das pessoas mais admiráveis do país: Romário de Souza Faria, hoje deputado (e dos melhores!). E vou votar nele para senador, pois é um dos raríssimos que ainda luta discretamente pelo bem estar coletivo.

Mesmo assim este texto não tem a pretensão de fazer propaganda da candidatura dele e sim de usar a mudança pessoal de Romário como exemplo de transformação para a sociedade. Ao invés de nos criticar, que tal seguir o exemplo das atividades que ele faz em prol do bem estar social?

Romário tem mostrado um ser muito conscientizado, politizado e tem feito da carreira política uma luta pelo bem estar de todos. Conhece os bastidores sujos nas administrações de clubes de futebol e denuncia sempre que tem oportunidade. Afinal, o ex-jogador tem provado que é possível sim ser honesto e batalhador na política e no esporte e não canso de ver em meu Facebook (sim, eu sigo a página oficial do jogador, apesar de não curtir futebol), vários eventos onde o jogador, incansavelmente luta por algum benefício social, inclusive fora do esporte.

Ele também largou a vida noturna e resolveu ter uma vida pacata, estabilizando o seu último relacionamento, após muitos casamentos fracassados. Um dos motivos para tanta transformação foi o nascimento de sua filha, uma apaixonante garotinha com síndrome de down. Admiro os portadores dessa síndrome, pois os maiores exemplos de superação estão vindo justamente deles, seres que podem nos ensinar muito, com poucos gestos.

Graças a isso, o deputado incluiu em sua luta o direito dos deficientes, não somente os portadores dessa síndrome, mas qualquer tipo de deficiência. Ele tem participado de muitos eventos sobre a superação de deficiências e provavelmente deve estar envolvido com a paraolimpíada de 2016.

Romário deve ter muito mais exemplos de transformação em sua vida, pois não conheço tudo o que ele faz. Só posso dizer que o cara se transformou radicalmente, de mero jogador farrista a um ser humano responsável e conscientizado que sabe da sua missão de beneficiar os outros, sabendo que vivemos todos em um grupo (habitantes do Brasil) e que ninguém pode ser privado do mínimo de seus direitos.

Parabéns, Romário. Provou que é possível rever opiniões e atitudes, ainda na vida adulta. Se todos transformassem o caráter como você transformou, a sociedade brasileira evoluiria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.