terça-feira, 23 de setembro de 2014

Porque as pessoas ao invés de analisar conselhos, preferem criar inimizades?

Embora muita gente finja que isso não ocorra - sobretudo os defensores do popularesco - em nossa sociedade, existem inúmeros níveis de intelectualidade. Nem todos os adultos estão realmente preparados para viverem como tal. E é na interação com outras pessoas que as pessoas avançam no seu aprendizado.

É preciso que quando uma pessoa mais esclarecida alerta sobre algum erro, que aquele que ouve, possa analisar, refletir e, na possibilidade de haver algum erro, corrigi-lo. Mas não é isso que acontece.

O orgulho e a preguiça de raciocinar se unem para que cada pessoa possa se considerar "sabidona" e defender seu ponto de vista com unhas de ferro, como se a sua opinião fosse um patrimônio. Como se admitir que está errado fosse uma derrota fatal. Nada disso.

Para eliminar um erro, a primeira coisa a fazer é admitir a existência desse erro. Ninguém é perfeito e o nosso planeta é uma grande escola - literalmente falando - onde somos colocados em situações que forçam nosso desenvolvimento intelectual. A maior burrice não é admitir que está ignorante. A maior burrice está em se achar um ser pronto, suficientemente inteligente e que aprendeu tudo que tinha que aprender. Grande engano, já que atá os mais intelectualizados no planeta não sabem exatamente de tudo.

Portanto, vamos aprender a ouvir as opiniões alheias e analisar. Se dois não concordam é porque um dos dois deve estar errado. Os dois é que tem que analisar - de preferência juntos - onde está o erro e aquele que errou deve ter a sensatez de admitir e corrigir.

Assim, muitas brigas que nascem na internet, por defesa a pontos de vista incoerentes, acabarão, fazendo com que somente ideias coerentes e responsáveis possam realmente permanecer.

Chega de ficarmos aceitando erros para evitar brigas. Chega de dar razão a pessoas que só acreditam em asneiras. Elas devem aprender a pensar mais e usar a discussão para o seu desenvolvimento intelectual. Defender coisas claramente incoerentes é um sinal de imaturidade e de que a caminhada para a sabedoria é muito mais longa do que se pensa.

Chegar a um acordo, após profunda análise, ajudará melhor a desenvolver a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.