segunda-feira, 26 de março de 2012

Chico Anysio era muito maior que o Professor Raimundo

Os mais jovens ou aqueles que não estão interessados em se aprofundar sobre os mais de 200 personagens do mestre do humor recém falecido Chico Anysio, preferem se lembrar do personagem Professor Raimundo, protagonista de um seriado que passava nos finais de tarde diariamente e que era baseado no seu programa de rádio do início de sua carreira, como se fosse o único ou o melhor personagem de sua longa carreira. Não era. Pois Chico, o maior humorista de nosso país, era muito mais que o Professor Raimundo.

O programa da Escolinha do Professor Raimundo não era o melhor "cartão de visitas" de Anysio e nem dos excelentes comediantes que atuaram no programa. De características bem simplórias, o programa se resumia a uma pergunta feita pelo professor, cuja a resposta vinha através de um pequeno causo acompanhado de algum bordão. Até mesmo comediantes medíocres se dariam bem num humorístico desse tipo, o que muitas vezes deu a entender que os excelentes comediantes estavam mal aproveitados, inclusive o próprio Chico.

Chico era muito mais do que seu personagem mais famoso. Em toda a sua carreira, além de atuar majestosamente em todos os seus personagens - que pareciam outras pessoas -, participava do processo de criação deles, além de dirigir e escrever os roteiros. Fora outros talentos de Chico, mostrados em outras áreas da arte (como a excelente música do Baiano e os Novos Caetanos, provando que dá para ser ao mesmo tempo engraçado, inteligente e criativo fazendo música).

Não que o programa fosse ruim. Era uma forma de entretenimento simples, feito mais para quem estava a toa sem algo importante para ver ou fazer. Era até engraçado em muitos momentos. Mas não serve para mostrar o melhor dos grandes comediantes que atuavam no programa (muitos contratados por piedade, por incrível que pareça).

Mas na era da mediocridade em que vivemos, onde as pessoas se acostumaram a se contentar com o pouco, pensando que é muito, pensam que a escolinha (que teve várias versões em outras emissoras, seguindo exatamente a mesma fórmula e com alguns comediantes reaproveitados, mas com outros comediantes no papel de professor) é o "supra sumo" do humor de qualidade.

Mas não é. Recomendo que vasculhem outros programas, tanto os com Chico como os com outros comediantes e saberá do que eles eram capazes. E aí sim, podemos confirmar o grande talento de Anysio e de outros, subestimado em um inocente programa que pretendia preencher as tardes com piadas engraçadas, mas que qualquer um poderia contar na rua.

Chico Anysio era muito maior e mais importante que o Professor Raimundo. Quem pesquisar vai perceber isto. Vai ganhar um dez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.